#VemDeLong

O Ciclo Sustentável do Vidro: Como a reciclagem transforma a fabricação

O vidro é um material muito utilizado devido à sua transparência e durabilidade, entretanto, poucos sabem que ele é 100% reciclável e pode passar por este processo infinitas vezes.

A fabricação convencional de vidro a partir de matérias primas virgens tem um alto custo ambiental, envolvendo a fusão de areia, soda cáustica e calcário em fornos extremamente quentes. Inicialmente os materiais são misturados e passam pelo processo de fusão a temperaturas extremamente elevadas. Para que isso seja possível, há um enorme gasto de energia e recursos, que acabam causando degradações.

Entretanto, com a reciclagem do vidro, o material é triturado e os cacos são utilizados no lugar do calcário, o que economiza recursos naturais e energia, devido a menor temperatura necessária para a fusão. O processo utilizando os cacos funciona da seguinte maneira:

ETAPA 1)  Coleta

O material é coletado e os cacos de vidro são triturados e purificados, sendo retiradas as impurezas e materiais diversos que por um acaso acabaram sendo encaminhados juntamente.

ETAPA 2) Fusão

As matérias primas sólidas são aquecidas a aproximadamente 1.500 ºC, por cerca de 24 horas, até que se tornem homogêneas e prossigam para a distribuição nos moldes.

ETAPA 3) Molde

Este momento é dividido em pré molde e acabamento, onde a mistura é preparada e soprada nos moldes estabelecidos.  Desta maneira, seu formato é preparado e sua resistência conferida quanto à pressão necessária para cada utilidade.

Desta maneira, o vidro se torna um material super sustentável. Além disso, programas de apoio à reciclagem de vidro, como o #VemDeLong em Porto Alegre, garantem que todo este material tenha a correta destinação, através da parceria com a Verallia, possibilitando que o vidro seja uma das melhores embalagens para aderir em seu estabelecimento.

Por Isabelle Domingues Mondini
10 de outubro de 2023

Quer entender um pouco mais sobre? Leia também: