Sustentabilidade

Resíduos Orgânicos: Da cozinha ao jardim gerando impacto positivo

Muitas pessoas costumam confundir os orgânicos com o rejeito, visto que na coleta domiciliar comum, ambos possuem a mesma destinação. Este resíduo é composto de: restos de alimentos, guardanapos e podas, se atentando para que nenhuma embalagem seja descartada no mesmo local.

Mais de 50% de todo o resíduo que geramos é orgânico e, infelizmente, a grande maioria acaba sendo enviada para aterros sanitários. Somente em Porto Alegre/RS, diariamente, cerca de 800 toneladas de orgânicos acabam no aterro de Minas do Leão. 

Por que devemos desviar os resíduos orgânicos dos aterros sanitários?

  1. Custo alto às prefeituras: todo o volume de resíduos gerados, precisa ser transportado até o aterro, o que tem um custo. Além disso, a própria destinação para o aterro tem custos também.
  2. Geração de gases: chegando no aterro sanitário, esse resíduo tem potencial para gerar gás metano, que atuam na ampliação dos efeitos das mudanças climáticas.
  3. Geração de Chorume: durante o processo de decomposição, os resíduos orgânicos geram chorume, que é um líquido que precisa de tratamento para evitar degradações ambientais, o que gera ainda mais custos.
  4. Perda de matéria prima importante para a agricultura: o adubo gerado a partir de resíduos orgânicos é riquíssimo em nutrientes, reduzindo a necessidade de uso de fertilizantes químicos.

Compostagem

A melhor destinação para os orgânicos é a compostagem, onde estes resíduos são degradados naturalmente, se tornando adubo orgânico rico em nutrientes! Desta maneira, ele pode ser administrado no solo, promovendo o crescimento saudável das plantas. Inclusive, é possível comprar ou até construir uma composteira em casa, evitando assim, que todo esse orgânico acabe em aterros sanitários!

A gestão responsável dos resíduos orgânicos não beneficia apenas o meio ambiente, mas também fortalece a comunidade. Ao praticar a compostagem em casa ou apoiar as iniciativas em sua região, você está contribuindo para um futuro mais sustentável, onde os recursos são utilizados com sabedoria e o ciclo de vida dos materiais é prolongado.

Auxílio na Compostagem

Embora seja possível realizar a compostagem em casa, este processo precisa de atenção contínua. Não conseguiu a composteira? Precisa de ajuda? Conte com a ARCO para dar a melhor destinação aos seus resíduos 🙂

 

Por Isabelle Domingues Mondini
27 de setembro de 2023

Quer entender um pouco mais sobre? Leia também: